sábado, 28 de maio de 2011

Livro: Maus - Art Spielgman


Sinopse: Maus ("rato", em alemão) é a história de Vladek Spiegelman, judeu-polonês que sobreviveu ao campo de concentração de Auschwitz, narrada por ele próprio ao filho Art. O livro é considerado um clássico contemporâneo das histórias em quadrinhos. Em nova tradução, o livro é agora relançado com as duas partes reunidas num só volume. Nas tiras, os judeus são desenhados como ratos e os nazistas ganham feições de gatos; poloneses não-judeus são porcos e americanos, cachorros. Esse recurso, aliado à ausência de cor dos quadrinhos, reflete o espírito do livro: trata-se de um relato incisivo e perturbador, que evidencia a brutalidade da catástrofe do Holocausto. Spiegelman, porém, evita o sentimentalismo e interrompe algumas vezes a narrativa para dar espaço a dúvidas e inquietações. É implacável com o protagonista, seu próprio pai, retratado como valoroso e destemido, mas também como sovina, racista e mesquinho. De vários pontos de vista, uma obra sem equivalente no universo dos quadrinhos e um relato histórico de valor inestimável.

Sou apaixonada por livros que retratam a vida no tempo da segunda guerra mundial. A menina que roubava livros, Inverno da manhã e o menino do pijama listrado são meus favoritos. Maus, agora também é um deles. Retrata a vida de um pai no holocausto, seus sofrimentos e injustiças sofridas, a fome, a dor e a morte em quadrinhos.

A arte de Spiegelman é realmente usada para levar uma mensagem e contar uma história ao leitor. Relatando o sofrimento e a condição das pessoas nos campos de concentração. Maus é a história de um sobrevivente e de muitas outras pessoas que morreram e que viveram esse horror.

É um livro pra se criar consciência e viver uma realidade sofrida nunca antes imaginada por nós. Recomendo a leitura desse livro em quadrinhos, pela experiência de vida que traz e pela história bonita de superação que existe por trás da dor.

0 comentários:

Postar um comentário