sábado, 27 de abril de 2013

Livro: Duas Narrativas Fantásticas - Fiódor Dostoiévski


Sinopse: As narrativas fantásticas compõem uma parte ínfima no legado literário de Dostoiévski (1821-1881), mas são pequenas jóias. Os dois textos reunidos aqui estão a meio caminho entre o conto e a novela. Têm o mesmo mote - o suicídio. Dostoiévski inspirou-se na história real de uma jovem que tirou a própria vida para escrever A Dócil, no qual um ganancioso comerciante conta, à beira da loucura, como seu casamento desembocou na morte da mulher. Em O Sonho de um Homem Ridículo, por sua vez, um personagem que está prestes a se matar adormece e sonha com a vida num planeta utópico. As traduções são diretas do russo.

Eu disse anteriormente que estava lendo O Milagre, do Sparks. Pois é, eu desisti (por enquanto!), de ler e resolvi começar 'Duas Narrativas Fantásticas' por encontrar disponível na biblioteca e porque eu já estava a muito tempo querendo ler literatura russa.

Esse livro contém duas narrativas do grande Dostoiévski  Em A Dócil, um homem, antes rígido e severo tenta entender o que levou a sua esposa a cometer suicídio. Antes de ser sua esposa, era uma pobre moça órfã que estava a ponto de se casar com um homem rude. Amando-a e pensando em seu destino, a pede em casamento. No início, há brincadeiras e risadas, depois, ele se torna silencioso. Afinal, como uma moça de 16 anos vai compreender um homem de 41? Porém, ele a considera tão pura e tão boa, que até mesmo seus gestos rebeldes não apaga o amor calado que ele sente. Mas com o tempo, ele não aguenta e liberta seu amor contido de forma louca e histérica, mudando totalmente seu comportamento com  A Dócil. Mas o que faz a moça se matar?

Em O Sonho de um Homem Ridículo, Dostoiévski nos leva a uma viagem incrivelmente esclarecedora sobre a natureza humana. Um homem sabendo sobre sua ridícula vida decide se matar. No dia por ele escolhido, trata mal uma garotinha que lhe pede ajuda na rua. Senta sozinho em seu quarto alugado e segura seu revólver. Porém, adormece (coisa que nunca lhe aconteceu), e sonha estar viajando no espaço com uma criatura desconhecida até um planeta parecido com o nosso. Chegando lá, percebe que as pessoas são incrivelmente felizes. Possui a sabedoria da vida, e eram felizes assim, sem precisar do conhecimento científico. Era bons e amáveis uns com os outros. Porém, o homem ridículo os corrompe, tornando-os maus, vingativos e gananciosos. Quando o homem acorda, percebe então o seu valor no mundo e reflete sobre questões humanas, resolvendo pregar a sabedoria adquirida nesse sonho revelador.

Os dois contos me chocaram bastante. A Dócil me encantou por sua temática e o Sonho de Um Homem Ridículo me chamou atenção por sua crítica as qualidades e defeitos do ser humano. Como podemos ser bons uns com os outros e podemos ser maus e mentirosos na mesma medida. Ambos os contos me levaram a pegar na biblioteca o livro 'Humilhados e Ofendidos' do mesmo autor. É uma leitura fascinante!






0 comentários:

Postar um comentário