sábado, 16 de fevereiro de 2013

Livro: Tia Júlia e o Escrevinhador - Mario Vargas Llosa

Tia Júlia e o Escrevinhador

SinopseTia Julia e o escrevinhador é um dos livros mais originais de Vargas Llosa. Mesclando humor e romance, com um forte fundo autobiográfico, o escritor narra a história de Varguitas, um jovem peruano com ambições literárias que, aos 18 anos, se apaixona por uma tia com quase o dobro da sua idade. Em paralelo a esse amor proibido, numa nostálgica Lima dos anos 50, Varguitas conhece Pedro Camacho, excêntrico autor de radionovelas cujos enredos mirabolantes fascinam os ouvintes. As novelas vão muito bem, até o dia em que Pedro Camacho, sobrecarregado pelo excesso de trabalho, começa a confundir enredos e personagens. E, ao mesmo tempo, o romance entre Varguitas e tia Julia é descoberto pela família. Intercalando as aventuras do jovem peruano com os folhetins de Pedro Camacho, Vargas Llosa cria uma obra divertida e sutil, em que a realidade se mistura à ficção.


Tem um tempo que li esse livro e me perguntava o porquê de não ter escrito nada dele ainda. Tia Julia e o Escrevinhador é um livro diferente. Além do autor nos contar várias histórias, ele também nos conta sobre o seu relacionamento com a Tia Júlia.

Varguitas é um rapaz de 18 anos  que trabalha em uma rádio como escrevinhador. Lá, grandes radionovelas feitas por Pedro Camacho encanta os ouvintes. Varguitas se apaixona por sua tia de 36 anos, que o corresponde, Agora ele tem que esconder da família seu polêmico relacionamento. Enquanto isso, as histórias criadas por Pedro Camacho vão terminando nos capítulos sem final (o que me deixava cada vez mais frustada, porque eram ótimas).

Varguitas e Tia Julia são descobertos e as radionovelas de Pedro Camacho se misturam criando finais incríveis. Mario vargas Llosa criou um livro que nos conta algo surpreendente e real da sua vida, intercalado por histórias fantásticas. É um ótimo livro para se ler e se ter na estante!

0 comentários:

Postar um comentário