sábado, 10 de novembro de 2012

Livro: Contos de Imaginação e Mistério - Edgar Allan Poe






Sinopse: 1917. O exímio artista irlandês Harry Clarke se encarrega de um dos trabalhos que determinaram sua fama: a ilustração de Contos de Imaginação e Mistério. Preparada pela Editora Harrap e publicada em Londres em 1919, a edição foi reconhecida imediatamente como uma das jóias bibliográficas da época. Desde então, os desenhos de Clarke continuam exercendo um estranho magnestismo, fruto de uma bela e trabalhosa execução que honrou as histórias sublimes que a inspiraram. Essa edição lendária é retomada aqui com prefácio de Charles Baudelaire sobre o autor.


Contos de Imaginação e Mistério é o meu novo investimento literário. Foi tão emocionante sair da livraria com esse livro que queria tanto em mãos! Ele é bem grandinho, porém leve. A capa que você vê na figura acima é uma sobrecapa, o livro mesmo tem uma capa dura e preta (daqueles modelos antigos), simples, mas só da capa você percebe toda aquela atmosfera que só o Poe sabe criar.

O livro possui 22 contos incríveis: Willian Wilson, O Poço e o Pêndulo, Manuscrito Encontrado em Uma Garrafa, O Gato Preto, Os Fatos do Caso do Sr. Valdemar, O Coração Denunciador, Uma Descida no Maelström, O Barril de Amontillado, A Máscara da Morte Vermelha, O Enterro Prematuro, O Encontro Marcado, Morella, Berenice, Ligeia, A Queda da Casa de Usher, O Colóquio de Monos e Una, Silêncio - Uma Fábula, O Escaravelho de Ouro, Os Assassinatos da Rue Morgue, O Mistério de Marie Roget, O Rei Peste e Leonizando.

Além dos contos serem bem assustadores, as ilustrações de Harry Clarke ajudam  o aumentar o clima de suspense e fantasia das histórias de Poe. São desenhos delicados, cheios de detalhes e expressões, que deixa o livro ainda mais rico de mistério.

O livro é um pouco carinho, mais vale muito a pena ter na estante essa grande obra. Tanto pelos contos do mestre do Suspense Edgar Allan Poe, e tanto pelas ilustrações divinas e sinistras de Harry Clarke. É um livro completo.


0 comentários:

Postar um comentário