sábado, 3 de março de 2012

Livro: O apanhador no campo de centeio - J.D Salinger





"O Apanhador no Campo de Centeio narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, jovem de 16 anos vindo de uma família abastada de Nova York. Holden, estudante de um reputado internato para rapazes, volta para casa mais cedo no inverno depois de ter recebido más notas em quase todas as matérias e ter sido expulso. No regresso a casa, decide fazer um périplo adiando assim o confronto com a família. Holden vai refletindo sobre a sua curta vida, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta definir alguma diretriz para seu futuro. Antes de enfrentar os pais, procura algumas pessoas importantes para si (um professor, uma antiga namorada, a sua irmãzinha) e tenta explicar-lhes a confusão que passa pela sua cabeça. Foi este livro que criou a cultura-jovem, pois na época em que foi escrito, a adolescência era apenas considerada uma passagem entre a juventude e a fase adulta, que não tinha importância. Mas esse livro mostrou o valor da adolescência, mostrando como os adolescentes pensam."




Li esse livro a um tempo atrás, e esses dias estive pensando muito nele, então decidi postar sobre ele aqui. Eu tinha assistindo o filme 'Capitulo 27' com Jared Leto (incrivelmente gordinho), e fiquei curiosa quanto a este livro, já que o assassino de John Lennon o lia muito. 


Holden é um adolescente como todos os outros. O único problema é a época em que vive, onde ele não tem espaço sendo um adolescente. Quando é expulso da escola, vive um intenso dilema antes de retornar a sua casa. Nesse processo, seus pensamentos confusos de um simples adolescente é passado em cada página. 

Parece ser um livro simples se lermos hoje, onde nos adolescentes somos ouvidos. Na época em que foi escrito não era bem assim, por isso o livro foi uma das portas principais para se entender os adolescente naquela época. Entender que não sofriam problemas comportamentais e sim de passagem para um vida adulta, com preocupações e pensamentos de um quase adulto.

Eu particularmente gostei muito desse livro, e recomendo para você que está confuso, em busca de respostas. Ou para você que deseja ler um livro diferente e bem mais real que nossas literaturas fictícias contemporâneas. Boa leitura!

0 comentários:

Postar um comentário