sábado, 30 de julho de 2011

Livro: Retalhos - Craig Thompson


" Uma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no Meio Oeste americano. Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de Wisconsin, no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus - transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho."


Um livro chocante. 


 Craig começa sua história contando sobre seu convívio famíliar e sua relação com o irmão mais novo. Era um garoto triste que tinha medo da vida e de ser criança. Todos os lugares havia perigo pra ele: em casa com um pai durão, na escola com os meninos mais fortes que batiam nele, e até com o baby sister que abusava dele e do irmão Phil.

Craig tinha medo de tudo e era triste principalmente por se achar fraco e não proteger seu irmão mais novo. Acha nos sonhos e nos desenhos uma forma de escapar da vida e dos perigos em que se encontra. É de uma família e comunidade religiosa que  impõe ensinamentos e faz com que Craig cresça se perguntando sobre Deus e suas leis.

O adolescente Craig é triste e cheio de dúvidas com relação ao mundo e sua religião. Mas quando conhece a Raina, seus pensamentos direncionam para o descobrir do primeiro amor, e como fará para mantê-lo já que Raina mora longe e possui uma grande responsabilidade em sua família destruturada.

Foi um dos livros novos que chegou na biblioteca da minha diva escola. São 500 e poucas páginas e li rapidinho de tão bom que é. É a história do próprio autor, Craig Thompson, que além de emocionante é em quadrinhos! Diferente e sensível, é um daqueles livros que recomendo de todo coração.



0 comentários:

Postar um comentário