sábado, 16 de julho de 2011

Livro: A menina que roubava livros - Markus Zusak

"Minutos depois, a mãe de Liesel começou a se afastar. com o padre. Agradecia- lhe o fato de ter oficiado a cerimônia.
Mas a menina ficou.
Seus joelhos afundaram no chão. Tinha chegado o momento dela.
Ainda incrédula, ela começou a cavar. Ele não podia estar morto. Ele não podia estar morto, ele não podia...
Em segundos, havia neve trinchando sua pele.
O sangue congelado rachava em suas mãos.
Em algum lugar, em toda aquela neve, ela via seu coração partido em dois pedaços. Cada metade luzia e pulsava sob a imensa branquidão. A menina só percebeu que a mãe voltara para buscá-la quando sentiu a mão ossuda em seu ombro. Estava sendo arrastada para longe. Um grito quente encheu-lhe a garganta."

A segunda guerra mundial  é o meu assunto favorito nas aulas de História, nos filme e claro, nos livros. E esse em particular me chocou muito. A história que a morte nos conta é de uma menina que vai morar com uma família por causa das necessidades vindas junto com a  guerra. Aprender a ler, amar, sofrer e sobreviver à ira da morte três vezes em meio ao caos é privilegio para poucos.

"Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler."

Foi uma leitura bastante intrigante e inesquecível. É uma aula de humanidade em meio a guerra.. A dura realidade vivida naquele tempoestá bastante explíciao nesse livro. Nenhum sofrimento foi escondido, mas tudo foi escrito com bastante delicadeza pelo autor. Recomendo a leitura desse livro não por ser um grande sucesso de crítica e um dos mais vendidos. Recomendo por ser um livro real mesmo vindo da mente de um homem.

0 comentários:

Postar um comentário